Portugal… 2023




O Presidente Chakal está em presidência aberta pelo país. Na companhia da cadela Pulga percorre Portugal de lés-a-lés, na sua motoreta, ensinando aos portugueses como confeccionar refeições saudáveis.

Ricardo Araújo Pereira, o Primeiro-ministro, fala ao país diariamente, na TV, logo depois das notícias, para entreter a população. “Saudinha da boa” é o nome do magazine do único elemento do governo. As figuras mais altas do estado têm uma função puramente lúdica-pedagógica. Carro oficial: Renault Clio.

Depois da revolução de Abril de 2013, Portugal nunca mais foi o mesmo. Tornou-se no primeiro “estado popular” do mundo. Sem Governo, sem Deputados. José Gomes Ferreira, antigo jornalista da SIC, liderou o movimento de jornalistas que inspiraram a revolução convocada nas redes sociais. O movimento invadiu e dissolveu a Assembleia da República, que ocupou durante 1 mês. Tempo em que foi reescrita a Constituição de Portugal. Cavaco Silva e Passos Coelho demitiram-se e vivem agora em Paris, no mesmo bairro de José Sócrates. Encontram-se todas as manhãs para um joguinho de dominó na Patisserie lá do sítio.

As leis são agora propostas e debatidas por qualquer cidadão, no Facebook. As propostas com mais “likes” são convertidas em leis. O cumprimento da Nova Constituição de Portugal – Estado Popular – é garantido pela polícia e pelos tribunais. Não existe poder executivo. Não existem ministérios nem direcções gerais. A execução das leis é garantida pelos escassos técnicos dos serviços públicos. Os impostos foram praticamente abolidos. O estado foi quase que privatizado, à excepção da justiça e das forças policiais. Os cidadãos só pagam o que utilizam. Pagam para circular na auto-estrada, para frequentar a escola, para ir ao hospital, para ter uma reforma. Quase todas as organizações antes públicas são agora geridas por empresas privadas.

O Presidente da República e o Primeiro-Ministro são eleitos por SMS para mandatos de 1 ano. Não têm ordenado fixo. Recebem o que o público lhes atribui em chamadas telefónicas, durante os programas televisivos que emitem diariamente.

Gomes Ferreira, o “Che” português, tem uma escultura em sua honra no jardim de Alvalade, local onde em tempos existiu um estádio – Alvalade XXI – demolido entretanto pelo Polis 2015. Benfica e Sporting partilham o estádio de Benfica, pintado de branco depois adquirido pelo Município de Lisboa. O Palácio de S. Bento foi transformado em hotel de luxo. O Palácio de Belém acolhe agora o Museu da República. Em Janeiro de 2024 será inaugurada a 1.ª Ciclovia entre Lisboa e Porto, a C1.

Toda a formação académica de Miguel Relvas foi considerada nula. Recomeçou os estudos desde a 1.ª classe. Agora, aluno no Liceu Camões, ganha uns trocos no MC Donalds ao fim-de-semana.

Entretanto, pró ano há eleições. Vamos ter de escolher entre Nuno Markl e Manuel João Vieira.

Comentários

Mensagens populares