U2: um mundo perfeito



Por muito que a humanidade se esforce, é difícil alcançar a perfeição neste mundo. Haverá sempre injustiça, fome, inveja, crime, desemprego, especulação, crise. E também o inverso. Trabalho, alegria, amizade, sucesso. Haverá sempre altos e baixos. O bom e o mau. Como cantam os U2, “some days are better than others”…. Embora todos os dias nos esforcemos para alcançar a felicidade plena. O que é não é fácil. Aqueles dias perfeitos, perfeitos, são raros. Mas existem. Dias de felicidade. Dias em que nos deixamos flutuar invadidos por uma onda positiva. Um mar de sensações inesquecíveis. São assim os dias U2.

Coimbra, 3 de Outubro de 2010. “Briosa! Briosa!” Bono Vox iniciava uma noite de magia em que precisamente o brio esteve mais do que presente em todo o espectáculo. Donos de uma generosidade imensa, os U2 dão tudo o que têm em palco. Bono canta. Bono comunica. Bono dança. Anima o público. Defende causas humanitárias. Interpreta até temas de outras bandas como ninguém. Perfeito. The Edge faz soar a guitarra até nos transportar a outra dimensão. Perfeito. A secção rítmica – Larry (bateria) e Adam (baixo) encaixam. Na perfeição. Os velhos hinos transformam-se. O palco é singular. Alienígena. Os nossos sentidos estão ao rubro. Estava lá o melhor da luz, do som e da tecnologia. Os 4 magníficos estavam lá! E eis que de repente surge uma luz a 50 metros de altura. Divina. Imponente. Como que se fossemos abençoados. Aquele êxtase colectivo poderia durar para sempre. “Until the end of the world…” Tudo perfeito.

Em 1993, valeu a pena esperar na fila, à porta do Estádio de Alvalade, pela abertura das portas. Valeu a pena correr para conseguir um lugar lá à frente, junto ao palco. Valeu a pena esperar cinco horas em pé, pelo início do concerto. Em 1997, valeu a pena o frio. Valeram a pena os escudos gastos. Treze anos depois, valeram a pena. As horas passadas ao computador para conseguir bilhete. Os milhares de cliques no rato. A viagem sob chuva torrencial. Os euros gastos. A comida fast-food do centro comercial.

Porquê?

Porque durante duas horas, o mundo foi perfeito.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares